ESTUDOS & PESQUISAS

Uma contribuição ao tratamento de dados disponíveis nos Órgãos Executivos de Trânsito para avaliar a fiscalização de velocidade

Artigo que apresenta estudo de caso da cidade do Rio de Janeiro. O texto propõe dois indicadores: risco de acidente por período do dia e densidade de acidentes.
Concluiu-se que entre 2005 e 2006, o aumento da fiscalização eletrônica foi acompanhado da redução de acidentes, o risco de um veículo se envolver em acidente à noite é quase quatro vezes maior do que no período diurno, houve redução da quantidade e severidade dos acidentes no entorno dos equipamentos e redução da densidade dos acidentes em toda a cidade.

Faria E.O. e A.S. Fontes (2008) “Uma contribuição ao tratamento de dados disponíveis nos órgãos executivos de trânsito para avaliar a fiscalização de velocidade”. Panorama nacional da pesquisa em transportes 2008: XXII ANPET: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Fortaleza, CE, Brasil. pp. 1897-1904. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

COMPARTILHAR

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.