O artigo fala sobre fiscalização da obediência aos limites de velocidade considerando a velocidade média de um trecho, além da já aplicada fiscalização da velocidade pontual.
Está dividido em três partes A, B e C:
– A primeira trata de três conceitos fundamentais associados ao tema: segurança viária, viabilidade de implementação e embasamento legal.
– A segunda parte apresenta as experiências de outros países e seus resultados.
– A última parte detalha um estudo de caso realizado com sistemas de fiscalização automáticos existentes no corredor formado pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães, confrontando o conjunto de veículos que seriam autuados pela velocidade média, caso essa infração já fosse fiscalizada, versus o grupo que transgrediu a velocidade pontual. Constatou-se que o número de infrações pela velocidade média é mais do que sete vezes superior ao número de infrações pela velocidade pontual.
Os autores: Caio Cesar Baldocchi Sarno, Luis Molist Vilanova, Rafael Moreira Cosentino e Virgílio dos Santos
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.