O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia para comparação de pesquisas origem-destino (OD 1997 e Mini OD 2002) a partir da hipótese de que é necessário ter conhecimento de algumas características dos deslocamentos realizados, assim como de suas alterações ao longo dos anos, para se compreender tendências futuras dos deslocamentos na cidade de São Paulo e em sua Região Metropolitana.
Para este fim foram escolhidas variáveis que relacionam o número de habitantes, o número de viagens e os tempos necessários aos deslocamentos: percentual de pessoas que circulam (%); mobilidade (viagens/habitante); tempo médio das viagens (minutos) e tempo médio de traslados (minutos).
A escolha destas variáveis permitiu identificar, de modo ainda agregado (23 zonas, base amostral da Mini OD 2002), alguns dos problemas dos deslocamentos na cidade de São Paulo (e Região Metropolitana) e suas tendências.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.