Os objetivos desse estudo foram identificar os tipos de acidentes fatais de trânsito, caracterizar as vítimas menores de 14 anos segundo algumas variáveis, analisar o acidente conforme o momento e o local de sua ocorrência, a situação e a condição das vítimas, os tipos de lesões sofridos e o intervalo de tempo entre o acidente e o óbito.
Foi estudado o universo de 189 óbitos por acidentes de trânsito ocorridos em menores de 14 anos de idade, no município de Curitiba, no período de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2000, cujos corpos foram submetidos a necropsia no Instituto Médico Legal (IML).
Os dados obtidos representam a principal causa de morte na faixa etária entre 1 a 14 anos em nosso meio, que exige medidas para que ocorra redução na morbimortalidade.
Os resultados mostraram predominância de acidentes de trânsito por automóveis, sendo o atropelamento o mais freqüente (74,61%), maior ocorrência de vítimas do sexo masculino (68,79%), da raça branca (83,60%), na faixa etária entre cinco a nove anos (40,74%), idade média de sete anos.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.