ESTUDOS & PESQUISAS

Atendimento à população: ônibus urbano no município de São Paulo

Este artigo analisa o modo ônibus no município de São Paulo com base nos dados da Pesquisa Origem e Destino 2007 (OD 2007) de onde obtivemos as seguintes informações: 1) entre 3 e 9% do total de viagens realizadas em ônibus urbanos no município de São Paulo têm origem ou destino fora da cidade, o que é de se estranhar, já que estes ônibus não deveriam servir estes locais; 2) a região sul e a região noroeste se destacam como geradoras de viagens de ônibus e também por um aumento significativo no número de viagens de autos com destino ao centro expandido, indicando uma possível debilidade do sistema de transporte coletivo. O cruzamento dos dados da OD 2007 com os dados das linhas de ônibus (frota, frequência, etc.) gerenciadas pela São Paulo Transportes – SPTrans nos permitiu também construir índices de atendimento à população e identificar vetores de viagens (pares origem/destino) com possíveis problemas de atendimento.

COMPARTILHAR

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.