ESTUDOS & PESQUISAS

Acessibilidade do Transporte Público de João Pessoa para as pessoas portadoras de necessidades especiais

O artigo tem por objetivo analisar a legislação pertinente sobre a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais e o seu cumprimento perante o transporte público da cidade de João Pessoa.
Segundo a Legislação Brasileira existem três grupos de barreiras que impedem a mobilidade das pessoas que apresentam deficiência física ou reduzida, tais como, as barreiras físicas (no qual às impedem de acessar, sair e permanecer em determinado local como escada e portas estreitas; são as chamadas barreiras arquitetônicas e urbanísticas), as barreiras sistêmicas (por exemplo, bancos que não possuem tratamento adequado para pessoas com deficiência ou ambientes que não apresentem o apoio necessário para comodidade do portador de necessidade especial), e as barreiras atitudinais (são os preconceitos, estigmas e estereótipos causados pela sociedade sobre as pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência física ou móvel).

COMPARTILHAR

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.