NOTÍCIAS

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Em 21 de novembro será celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Publicado em

Em 2005, os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas) a estabelecer, todo o terceiro domingo do mês de novembro, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (DMMVT). Além das pessoas que morreram em virtude de acidentes, também são homenageadas suas famílias e os demais afetados por essas tragédias.

O movimento, que em 2021 completa 28 anos, tem o objetivo de relembrar as vítimas de quaisquer acidentes e de alertar para o número de pessoas que morrem anualmente no trânsito, destacando o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, como agentes de trânsito, bombeiros e policiais.

Globalmente, segundo a OPAS, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. Neste cenário, os sinistros de trânsito devem causar mais de 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década.

Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicar ações efetivas que garantam práticas sustentáveis de segurança no trânsito e a consequente redução do número de vítimas.

Iniciativas brasileiras marcam as homenagens

O Detran Pará (PA) iniciou uma campanha de doação de sangue em todo o Estado como parte da programação, com hemocentros e postos de coleta em Belém, Castanhal, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.

A Prefeitura de Maracajú (MS) realizou, no dia 12/11 uma “Blitz Educativa” em alusão ao DMMVT, visando conscientizar e orientar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Em Jacarei (SP) a data foi homenageada com plantio de mudas de árvores, no Parque Cassununga. Nesta semana, a Polícia Militar de Santa Catarina está promovendo diversas ações de conscientização, nas redes sociais e rodovias do Estado, sobre a importância de reduzir a violência no trânsito.

Para Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, além da conscientização, a empatia e o respeito de condutores, pedestres e ciclistas têm papel preponderante para redução de vítimas no trânsito. “Cada indivíduo tem papel relevante e fundamental na obtenção de um trânsito mais seguro. É necessário que todos se percebam como protagonistas dessa mudança, entendendo definitivamente que atitudes individuais impactam no coletivo e que somente atuando juntos será possível acabar com as mortes no trânsito em nosso país”, comenta.

Crédito: Prefeitura de Maracaju (MS)

Todos têm um papel importante para a redução das vítimas de trânsito.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nacimos del ideal de un tránsito seguro y desde hace tres décadas nuestros valores y espíritu pionero nos han permitido operar en el mercado ITS, atendiendo demandas relacionadas con la seguridad vial, el control electrónico de tránsito, la movilidad urbana y la gestión de tránsito.