NOTÍCIAS

Sorrisos no trânsito

por Paulo Ricardo Meira*

Publicado em

“E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.”
Lucas 6:31

No Evangelho de São Lucas, Jesus nos ensina algo que é básico em nossas vidas, mas o é sobretudo no trânsito: respeito e empatia. Atitude de fraternidade.
Recentemente uma agência de publicidade e seu anunciante de eletrodomésticos realizaram inusitada ação na capital paulista. As empresas simplesmente ocuparam a veiculação de 11 emissoras de rádio simultaneamente em São Paulo. A ação, que faz parte da campanha “Inspiração muda tudo e a vida fica assiiim …. uma [nome da anunciante]”, tinha um único pedido a quem estivesse ouvindo: sorria para o motorista do carro ao lado.
O texto do comercial de rádio dava as seguintes instruções: “Neste momento, milhões de pessoas estão no carro escutando o rádio. Todas sérias, sonolentas, até que uma inspiração muda tudo. Convidamos você a sorrir para o motorista do carro ao lado. Se ele estiver ouvindo isso, ele vai sorrir de volta…. Viu? Inspiração muda tudo e a vida fica assiiim uma [nome da empresa].”
A ação foi um sucesso – pode ser conferida no YouTube e em diversos blogs e sites ligados a publicidade -, com a adesão, surpresa e sorridente, dos motoristas de veículos que estavam sintonizados em uma das 11 diferentes emissoras.
Pois essa iniciativa mercadológica retrata, em segundo plano, justamente o que mais precisamos ter no trânsito: atitude. Nosso problema, no Brasil, não é de imperícia; não é que não saibamos dirigir. Sabemos dirigir, mas não sabemos conviver. Contudo, trânsito não são veículos em movimento. Trânsito é um espaço de convivência humana e democrática, no qual nossas
melhores – e piores – características são reveladas e ressaltadas . Em sabendo conviver, saberemos dirigir. Motoristas, pedestres, cidadãos. Ao colocarmo-nos no lugar do outro, e seguindo a máxima proferida por Cristo há dois mil anos, poderemos todos, quiçá, viver em harmonia no trânsito.

 

*Paulo Ricardo Meira
Doutor em Marketing e Consultor da Fenasdetran

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.