NOTÍCIAS

Para o bem de todos

NULL
Publicado em

Lei Seca já mostrou, em números, como é benéfica para a população

Rio – Cresce o debate sobre a legalidade do teste do bafômetro. E isso deve-se, claramente, ao sucesso da Lei Seca, que prefiro chamar de Lei da Vida. É uma lei que pegou e que conta com o apoio da população. Mas a polêmica em torno do bafômetro mostra que ainda precisamos avançar.
    Pesquisa do advogado Aldo de Costa Campos mostra que 80% dos que não se submeteram ao bafômetro foram liberados pela Justiça. O índice alarmante e lamentável decorre de interpretações jurídicas sobre o direito de não produzir provas contra si mesmo.
    Para entender o imenso avanço proporcionado pela Lei Seca, basta olhar as estatísticas. Na comparação do segundo semestre de 2008 com o primeiro, houve queda de 28,3% nas internações no Sistema Único de Saúde referentes a acidentes de trânsito. É o que revela estudo das professoras Maria Helena de Melo e M. Sumie Koizume. Segundo ele, o número de mortes caiu 13,6%.
    Estamos na Semana Nacional do Trânsito, e os dados positivos da Lei Seca ganharão destaque. Espero que muitos perceberão o quanto toda a sociedade ganhou com a lei. Mesmo assim, precisamos aperfeiçoar a legislação e, dessa forma, garantir punição aos que insistem em dirigir bêbados.
    Para pôr fim à dúvida em torno do bafômetro, apresentei projeto de lei que restabelece a prova testemunhal contra motoristas com sinais claros de embriaguez.
    É simples: um condutor alcoolizado não deve dirigir. E, se dirigir, não pode ser beneficiado pela recusa em fazer o teste. Caso se recuse, deve ser punido na forma da lei. Pelo bem de todos. E em defesa da vida.

Hugo Leal
Deputado federal (PSC-RJ)


Originalmente publicado no O Dia (RJ) em 29/09/2009.

COMPARTILHAR

Veja

também

Setembro concentra datas que reforçam um mesmo desafio: tornar o trânsito mais seguro para todos

Muito além da carga

Estudo aponta queda de 22,5% nos sinistros após fiscalização eletrônica em corredores com Faixa Azul

Dia Nacional do Ciclista: atitudes simples ainda evitam alguns dos principais riscos para quem pedala 

Aos 34 anos, a lombada eletrônica mostra que tecnologia eficiente não envelhece

Boas políticas públicas também aprendem

Julho celebra quem faz o trânsito acontecer e reforça que segurança viária é responsabilidade de todos

O trânsito mudou nos últimos 35 anos, mas o propósito de salvar vidas continua

Férias de julho exigem atenção redobrada no transporte de crianças

Perkons chega ao Instagram e inicia as celebrações dos seus 35 anos

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.