NOTÍCIAS

Para o bem de todos

NULL
Publicado em

Lei Seca já mostrou, em números, como é benéfica para a população

Rio – Cresce o debate sobre a legalidade do teste do bafômetro. E isso deve-se, claramente, ao sucesso da Lei Seca, que prefiro chamar de Lei da Vida. É uma lei que pegou e que conta com o apoio da população. Mas a polêmica em torno do bafômetro mostra que ainda precisamos avançar.
    Pesquisa do advogado Aldo de Costa Campos mostra que 80% dos que não se submeteram ao bafômetro foram liberados pela Justiça. O índice alarmante e lamentável decorre de interpretações jurídicas sobre o direito de não produzir provas contra si mesmo.
    Para entender o imenso avanço proporcionado pela Lei Seca, basta olhar as estatísticas. Na comparação do segundo semestre de 2008 com o primeiro, houve queda de 28,3% nas internações no Sistema Único de Saúde referentes a acidentes de trânsito. É o que revela estudo das professoras Maria Helena de Melo e M. Sumie Koizume. Segundo ele, o número de mortes caiu 13,6%.
    Estamos na Semana Nacional do Trânsito, e os dados positivos da Lei Seca ganharão destaque. Espero que muitos perceberão o quanto toda a sociedade ganhou com a lei. Mesmo assim, precisamos aperfeiçoar a legislação e, dessa forma, garantir punição aos que insistem em dirigir bêbados.
    Para pôr fim à dúvida em torno do bafômetro, apresentei projeto de lei que restabelece a prova testemunhal contra motoristas com sinais claros de embriaguez.
    É simples: um condutor alcoolizado não deve dirigir. E, se dirigir, não pode ser beneficiado pela recusa em fazer o teste. Caso se recuse, deve ser punido na forma da lei. Pelo bem de todos. E em defesa da vida.

Hugo Leal
Deputado federal (PSC-RJ)


Originalmente publicado no O Dia (RJ) em 29/09/2009.

COMPARTILHAR

Veja

também

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Relatório de Transparência Salarial

Relatório de Transparência Salarial

Perkons apresentou inovações para um trânsito mais seguro na Smart City Expo Curitiba 2025

Presença feminina nas vias promove segurança no trânsito

Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito

Faróis acesos ou apagados? O que os condutores precisam saber

Código de Trânsito Brasileiro celebra 27 anos de inovações e contribuições à segurança viária

Contratação de transporte escolar requer cuidados

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.