Conheça boas práticas - Detalhes do projeto

Título: Raciocinando em Velocidade - RAVEL

Autor(es): Daniel Maso.
Administrador de Empresas.
Ex. Piloto de Competições de Velocidade

Tipo: Programa

Categoria: Profissional liberal

Publicado por: Daniel Maso

Instituição: Raciocinando em Velocidade

E-mail: autodromorv@terra.com.br

Resumo

Construir nos jovens conceitos firmes que sirvam como alicerces para suas condutas na Sociedade do Trânsito,preparando-os para por em prática os valores aprendidos de forma lúdica e responsável,voltado para um futuro próximo e podermos usufruir de um trânsito mais seguro que preserve a vida e estimule o respeito mútuo.

Descrição da ação ou projeto
Objetivos e metas

O Programa Raciocinando em Velocidade foi criado a partir do desejo de mudar a visão dos jovens, comprovadamente as maiores vitimas em acidentes,quanto ao perigo da velocidade imprudente e o desrespeito as leis de trânsito. Estudos recentes constatam que a principal causa de acidentes é a falta de conhecimento e consciência do uso responsável do automóvel,por este motivo, nosso propósito é conscientizar os jovens de seus deveres na Sociedade do Trânsito, independentemene do personagem que ele esteja desempenhando -motorista, passageiro ou pedestre. Para tanto adotamos linguagem simples e dinâmica relacionando temas abordados pelas materias curriculares com o Automobilismo de Competição, promovendo ainda um contato direto com nossa história e cultura, além das noções e princípios do uso responsável da velocidade, segurança e educação no trânsito.

Atividades realizadas

As atividades são realizadas dentro do Autódromo de Interlagos, distribuídas nas seguintes etapas:

1 - Os participantes são recepcionados e encaminhados ao auditório.

 2 - Através de uma palestra clara e dinâmica é exposta aos participantes a parte teórica do programa. Seu conteúdo abrange inúmeros temas de forma interativa,com exposição de imagens e vídeos,dentre os quais podemos citar o surgimento do motor,história do Autódromo de Interlagos,Primeiras corridas no Brasil,Educação e Segurança no Trânsito.Com uma abordagem simples e dinâmica o programa estimula o relacionamento entre as principais disciplinas escolares(matemática,física,química,geometria,biologia)com a prática do Automobilismo de Competição.

3 - Após exposição teórica é realizado um tour pelas dependências do Autódromo,proporcionando oportunidade única de conhecer locais de acesso restrito, como Boxes, Pit Lane, Torre de Controle, Grid de Largada dentre outros.

4 - Para fechar com chave de ouro uma volta na pista com o próprio meio de transporte, conhecendo onde realmente aconece toda a ação,neste tour há oportunidade de se conhecer de perto as curvas, retas subidas e descidas da pista bem como todo aparato de segurança exigido para provas nacionais e internacionais, mostrando aos participantes a diferença entre as Ruas e uma Pista de Competição.

 

Investimentos

Estamos finalizando a reestruturação do programa Raciocinando em Velocidade para buscar novos parceiros que possibilitem os investimentos necessários.

Resultados

Seu inicio foi dificil e de forma muito timida, sem recursos ou aparelhagem,atendendo a pequenos grupos de estudantes,apenas passando as informações aos alunos através de banners cedidos pela FASP-Federação de Automobilismo de São Paulo, que auxiliavam na visualização do que estava sendo descrito.Mesmo com estas dificuldades o projeto atendeu naquele primeiro ano 25 entidades,entre: escolas,creches e instituições, num total de quase 2500 participantes. Desde 2005, graças ao apoio da São Paulo Turismo, o Raciocinando em Velocidade passou a ocupar um espaço mais adequado no Autódromo de Interlagos,possibilitando o desenvolvimento estruturado do programa.Neste mesmo ano firmamos uma importante parceria com a SolFesta Turismo que tem garantido o subsidio de operação e funcionamento do programa.

Hoje com apoio da São Paulo Turismo,CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP-Federação de Automobilismo de São Paulo e promoção da SolFesta Turismo, o programa Raciocinando em Velocidade já atendeu mais de 12000 participantes de diversas entidades(escolas públicas e particulares,ONGs e instituições de atendimento a deficientes físicos) disseminando o Uso Responsável da Velocidade, a Segurança e a Educação no Trânsito.

Fotos

Clique nas fotos para ampliar


Envie seus comentários

Esse espaço foi criado para você opinar e discutir com os outros internautas o projeto acima.


Nome:

E-mail: (não será publicado)

Instituição:

Comentário:

Atenção!
• Cada comentário pode ter no máximo 1.000 caracteres.
• Seus comentários serão identificados pelo nome, instituição e data.
• Mensagens ofensivas serão excluídas

Comentários

  • Data: 18/03/2010 as 18:05
  • Nome: Josè Francisco Machado
  • Instituição: Liberal
  • Comentário: Ótiomo, muito bom, espero que este programa se perpetue pois nessecitamos de ambientes como este para educar os jovens, fazer com que saibam o que é a velocidade.
    Parabéns ao idealizador do programa
    JFM
  • Data: 26/02/2010 as 15:39
  • Nome: Alfredo Dantas
  • Instituição: Empresário
  • Comentário: Gostaria de parabenizar o Raciocinando em Velocidade e a iniciativa deste ex.piloto Daniel Maso, ótiomo.

  • Data: 02/11/2009 as 10:36
  • Nome: MARIA NOEMIA GROHS
  • Instituição: ESPECIASLISTA EM TRANSITO EM CURITIBA
  • Comentário: FANTASTICO!!!

    É ISSO MESMO, ALGUEM TEM QUE FAZER ALGO DIFERENTE NESTE PAÍS. SEMPRE ACHEI Q AS PESSOAS APÓS ESTARENM HABILITADAS, DEVERIAM RECEBER AULAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA EM UM AUTODROMO. QUEM SABE VCS NÃO SERÃO OS PIONEIROS. FANTÁSTICO!!!!!!